Thomas Flenner Willson – Biografia

O “Pastor Tomé Willson”, como é conhecido aqui no Brasil, nasceu no dia 25 de Maio de 1924 em Melrose Park, Illinois, subúrbio da cidade de Chicago.  Foi o oitavo de dez filhos.  Converteu-se ainda quando criança numa conferência evangelística na sua igreja.  Seus pais deram à sua família um excelente exemplo de dedicação a Deus.  Regularmente pregavam o evangelho em missões e hospitais, levando seus filhos a estes trabalhos.  Tomé, junto com sua única irmã e o irmão menor, participou dos cultos com músicas especiais.  Daí começou uma vida de amor tanto à obra de Deus como à música.

Depois de formar-se no Moody Bible Institute e Wheaton College, ele veio para o Brasil como missionário em 1948.  Conheceu Evelyn Geraldine Olson, que havia chegado no ano anterior, e casaram em 1949.  O casal teve cinco filhos: Deborah, Nathan, Mark (Marcos), Philip, e Martha.  Desses vieram dez netos e nove bisnetos.  Nos períodos de relatórios nos Estados Unidos, o Pastor Tomé fez um Mestrado em Artes e outro em Teologia.

Pastor Tomé havia seguido seu irmão mais velho ao Brasil. Jim Reay Willson foi solicitado a iniciar uma escola de treinamento para pastores e missionários, visando a formação de novas igrejas e a necessidade de liderança.  Esta entidade chegou a ser o Seminário Batista do Cariri.  Logo no início da sua carreira missionária, Pastor Tomé foi convidado como professor e participou do corpo docente durante quase todo seu tempo no Brasil (1948-1964, 1973-1990), mais de trinta anos até aposentar-se no final de 1990. Tendo feito um curso habilitando-o como professor de primeiro e segundo grau, o Pastor Tomé e outros elaboraram o “curso preparatório” de dois anos para que candidatos pudessem conseguir diploma de primeiro grau e ingressar no seminário.  Houve um período de nove anos, de agosto de 1964 até maio de 1973, em que esteve fora do país e pastoreou uma igreja em Chicago.

A contribuição do Pastor Tomé ao Seminário Batista do Cariri foi enorme e abrangeu vários setores.  Lecionou muitas matérias nas áreas de Bíblia e Teologia.  Foi conhecido como professor exemplar, exigindo muito dos seus alunos, mas também se esforçando para ajudá-los.  Serviu como diretor do dormitório masculino, como deão acadêmico e como diretor do seminário.  Fora essas funções oficiais, o Pastor Tomé contribuiu para o preparo de muitos obreiros e obreiras, dando conselhos e ajuda material.  O lar do casal Willson acolheu muitos através dos anos.  Além dos cinco filhos biológicos, eles tem muitos “filhos” e “filhas” entre os líderes do movimento Batista Regular do Brasil.

Em 1991 o casal aposentado foi morar na comunidade “Missionary Acres” numa vila chamada Silva, em Missouri nos Estados Unidos.  Ali o Pastor Tomé teve vários ministérios na Igreja Batista “Evangel” e em outras igrejas da região.  Também manteve cultos semanais em abrigos para idosos.  Em agosto de 2002, Dona Eveline sofreu um AVC, que a deixou debilitada no lado esquerdo do corpo. Depois de um ano ficou evidente que precisavam morar com os filhos.  Em outubro de 2003 se mudaram para Zeeland, no estado de Michigan, para ficarem com a filha Martha. Nathan mora perto, e em 2006 Deborah chegou para cuidar dos pais.

Em novembro de 2009, a Dona Eveline, com quase 92 anos, foi para a glória.  Com o seu falecimento muitas coisas ficaram para trás, especialmente os diplomas escritos a mão com tanto carinho.  Desde então, o Pastor Tomé continua com as duas filhas.  Com 89 anos de idade, ele não exerce nenhum ministério oficial, mas vive cada dia na graça de Deus, aguardando a sua chamada para o céu.

Pastor Marcos Willson