Thomas F. Willson

Missionário, filiado a Mid-Mission, tendo chegado ao Brasil nos anos 40. Trabalhou principalmente na região do Cariri, no Estado do Ceará, tendo a cidade de Juazeiro do Norte como seu quartel general. Casado com d. Eveline Willson e pai de cinco filhos, sendo três homens e duas mulheres.

As áreas principais de suas atividades missionárias foram o evangelismo e a educação. No evangelismo ele deu grande contribuição ajudando a fundar igrejas, ganhando almas para Cristo, participando de campanhas evangelísticas e fazendo conferências por todo Brasil. Na educação foi exímio professor, tendo exercido essa função principalmente no Seminário Batista do Cariri. Também lecionou por muitos anos na Escola Técnica de comércio em Juazeiro e na Faculdade de Filosofia do Crato, hoje URCA (Universidade Regional do Cariri).

Algumas características do grande mestre:

Homem dos livros. Acadêmico por natureza, livros, escola, biblioteca. Parecia fazer parte do seu sangue.

Amigo. Sabia como ninguém conseguir cativar amizades.

Otimista. Acreditava sempre. Quando errava foi porque acreditou, mas nunca errou por não acreditar.

Arrojado. Sempre pensou grande.

Ajudador. Sempre deu a mão a quem estava se afogando.

Firme. Convicção, segurança, direção foram suas companhias inseparáveis.    Acolhedor. Colocou muitos jovens dentro de sua casa, tratando-os como filhos e dando oportunidade para os estudos.

Mente aberta. Era firme, mas nunca fanático. Via e usava os valores de outras pessoas, mesmo sendo de outros grupos.

Unido em família. Soube criar uma família muito bonita e vitoriosa.

Livre de avareza.  Alegrava-se por não ter nenhum patrimônio material.

Algumas das grandes contribuições do mestre. Contribuição espiritual: ganhando almas, evangelizando, estabelecendo igrejas, realizando conferências, ensinando para a vida cristã. Contribuição acadêmica: fez do SBC a escola teológica Batista Regular mais renomada do Brasil; lecionou durante 40 anos; incentivou pessoas aos livros; conduziu pessoas aos estudos; fortaleceu a biblioteca do SBC; e apoiou pastores a fazerem cursos pós seminário. Como de ampla visão, o Sr. Tomé sempre teve o Brasil como meta, nunca regionalizou seu trabalho. Criou visão nos seus alunos.

Thomas F. Willson deve receber toda gratidão e reconhecimento de um povo que se chama Batistas Regulares do Brasil. Ele é um exemplo a ser seguido e a ser lembrado por várias gerações. Thomas F. Willson e sua mui digna esposa, Eveline Willson (em memória) são um grande patrimônio dos Batistas Regulares do Brasil.

As pérolas são raras. Feliz quem encontra uma. Homens da grandeza do Sr. Tomé são raros. Nós encontramos um. Somos felizes.

O presto de gratidão meu e de minha família a quem muito devemos. Saudade.

David de Lima Gino